E ae galera blz?
Tambem vou postar minhas impressões do jogo, sobre oq consegui tirar de conclusões do preview weekend.
O jogo
Bom, como todos sabem (ou deveriam saber) warhammer se foca em RVR que basicamente quer dizer que tudo te leva a guerra e a ajudar o seu Realm. E isso é realmente algo que faz muito bem. Desde o inicio, as primeiras quests, ja envolvem matar, atrapalhar, humilhar as raças inimigas. A primeira sequencia de quests dos greenskins sao, matar anões, sujar as estatuas dos anões, matar anões nos barrils, subir no forte dos anões, matar todo mundo e por os anões em barris, chutar forte abaixo pra galera la embaixo matar... enfim, deu pra perceber né? lol
Alem disso, logo nos primeiros 3-5 levels, vc recebe uma quest para participar em um Scenario e ja entrar no PVP. No entanto, é claro, pode-se entrar nos scenarios desde o level 1. Ai vc me pergunta:
"Omg lvl 1? mas oq um lvl 1 vai fazer la? atrapalhar? encher o saco? que paia..."
E eu lhe digo:
"Mas war é diferente de uns outros jogos meu amigo... uns que tem uns 10 miao de player... no War, todos os players sao nivelados pro level 8 (18 t2, 28 t3, 38 t4), entao vc vai ter o dano e a vida de um level 8. MAS, vc nao vai ter as skills nem a gear de um level 8, oq ainde te deixa mais fraco doq 1 lvl 8 de verdade, MAS, vc consegue matar a galera do mesmo jeito."
Esse sisteminha eu achei MTO bom. No WOW era ridiculo, só dava pra fazer BG qdo vc era perto do lvl maximo daquele braquet da vida... se nao era completamente inutil vc la ocupando espaço. Assim, vc pode fazer low level, nao ser tao forte como um high lvl, mas, forte o suficiente pra ser util.
Acabando o scenario ,vc volta pro ponto aonde estava... e se depara com um aglomerado de gente ali na frente, moh muvuca... vai la dar uma olhada e recebe um tome unlock alem de uma nova janelinha. "Public quest n sei oq ta rolando" Logo, vc percebe que todo bixo q vc mata na area esta contribuindo pra quest, e melhor, vc ta ganhando influencia (reputação). Logo, vc descobre que troca influencia por itens, e ainda tem chances de receber um loot OVER na quest. As public quests variam em número de estágios, tarefas e dificuldade. O primeiro estagio é facinho, demora um pouco porque em geral precisa matar muitos mobs, mas depende do numero de pessoas participando. O segundo em geral é matar alguns mobs um pouco mais fortes, da pra matar sozinho mas é dificil, duvido que qualquer classe consiga, o ideal é ter pelo menos 2 pessoas para matar cada. O terceiro estágio é um chefe bem forte, que da muito dano, que requer que alguem tanque e alguem(s) healem o tank. Em geral bate forte e demora muito pra morrer. Existem tambem public quests em que o primeiro estágio pode ser feito por players das 2 facções. Por exemplo, mate 100 orcs ou mate 100 anões. A facção que completar primeiro o estagio, passa para o segundo e assim por diante. Isso ja to vendo que vai dar uma porrada... lol. Resumindo, achei mto interessante o sistema implementado e ele é muito mais dinamico doq parece, gostei mto, torna o PVE menos repetitivo, todo mundo tenta fazer o maximo possivel pra pegar itens, e todas as classes tem chance de pegar loot no final. Fiz MUITAS PQs e apenas uma tive um bug, que nao era possivel passar do estágio 1 pq alguns itens estavam bugados, mas tirando isso, estão funcionando perfeitamente. (pode acontecer alguns glitches de animações nos bosses ou algo assim, mas a quest em si funciona perfeitamente)
"Mas e o sistema de combate... é dinamico... qual q é?"
Bom... pra começar, é bem diferente de WoW. Apesar de se usar as skills normalmente como WoW, existir global cooldowns como WoW... cada classe tem uma mecanica diferente. Black Orc/Swordmaster tem um sistema de combo "1, 2 e 3", mas, aparentemente tem MUITAS skills no combo 1, mtas no 2 e mtas no 3, dando uma variedade mto grande. Todas as classes tem algum tipo de sistema especial, nenhuma é o classico "click skill". O jogo é mto dinamico, pra quem como eu tinha medo de ficar um parado de frente pro outro... isso nao existe, só os nuba que nao se mexem mesmo. Movimentação é extremamente importante, e o sistema de colisão da mais um nivel de importancia pra movimentação. Uma vez, estava eu correndo atras descendo porrada em um healer (rune priest), ele com 1 de vida, faltando 1 golpe pra matar... ele entrou num lugar estreito (a bandeira central do Gates of Ekrund) e um ironbreaker entrou na minha frente 1 milesimo de segundo depois bloqueando minha passagem... qdo fui passar pulando o healer ja tava 100% de novo lol.
Existem bugs como a magia entrar em cooldown sem ser usada por causa dos global cooldowns, as vezes elas nao saem mesmo, as vezes uma cancela a outra... enfim, alguns bugzinhos em geral, mas nada critico que acabe com o jogo, e a Mythic ja anunciou que pretende arrumar esses problemas em breve, no máximo pouco depois do lançamento ja estar pronto.
Tambem, diferentemente de WoW, que possui 5 skills uteis pra cada classe (pelo menos 5 skills q vc usa direto), warhammer, no lvl 10, vc ja tem umas 10-15 skills, todas uteis, nenhuma completamente inutil como *caham slam* por exemplo. E pra completar, as skills nao tem Rank igual WoW, elas melhoram conforme seu level. Entao pode ter certeza que aquela skill level 1 que vc tem, vai continuar sendo util no lvl 40.
"E as classes, balanceadas?"
Bom, eu pessoalmente nao quero tirar conclusões baseado no preview weekend pq simplesmente nao é possivel. Todas as classes que pegam level 10-11 ficam extremamente fortes em relação aos lvl 1-9 nos scenarios, por causa da gear de honor que é muito potente (e os outros estao praticamente pelados) Black Orc vira um muro, Sorceress uma bomba atomica, Zealot o Papa... lol, mas, do lvl 10 pra cima (tier 2) todo mundo tem a gear semelhante, ai sim da pra tirar mais conclusoes.
Ja vi comentarios aqui de pessoas dizendo "que ou eh balanceado pra 1x1 (logo, balanceado pra tudo) ou nao é balanceado, balanceamento em grupo é lenda etc..." mas nao concordo. Sorceress/Bright Wizard fazem MTA DIFERENÇA em uma luta de grande escala, dao MTO DANO, MTO RAPIDO, mto AoE... enfim, destroem... MAS, se alguem olhar com cara feia pros kra eles morrem de infarto. Tank realmente TANKA, o treco nao morre... se tiver healer entao omg... mas nao bate tambem, cansei de ver video lvl 31 da vida de black orc, os kra com 4-7k de vida, e ele dando 100-200 de dano por hit... ou o black orc dando 800 de dano, mas com 2hand, sem shield, e obvio, mto mais fragil. O unico arquétipo que no geral estou achando muito forte é healer. Até o lvl que cheguei (15) nao possuia skills pra interromper o cast e por causa do ultra low graphics nem via o kra castando, e ai ja viu né, o kra nao morre nem com reza braba. MAS, acho que isso level maior é arrumado, ja vi no wardb etc que mtas classes tem stun, knockback, silence... e isso deve balancear as coisas. Melee dps é exatamente isso... melee dps lol. Da bastante dano, tem um burst absurdo... mas é fragil, morre rapido. Na verdade, percebi que nao tem classes "intermediárias" do tipo bate legalzinho e aguenta legalzinho... me pareceu que tudo bate pra kraleo e morre rapido, ou nao morre nunca e bate fraco.
"Quests?"
Nos outros tópicos que li aqui mesmo, vi que a galera meteu o pau no PVE... é fraco... é nao sei oq... mas eu discordo. O teste do preview weekend foi com limite de level 20. Eu nao fiquei um segundo no PVE sem ter 10-20 quests no meu quest log, quests todas com 100% de drop, bem marcadas no seu mapa, facil de achar... nao como WoW que vc fica 10 horas matando o mesmo mob q vc teve meio q adivinhar aonde fica, pra catar a cabeça do bixo. As quests sao rápidas de se fazer e tem MTA quest no jogo, é sempre mto claro ele te direcionando pra onde ir a seguir. Vc mata os mobs muito mais rápido doque WoW, e devido às mecanicas diferentes, matar o mob nao é só ficar "1,1,1,1,1,1" pra soltar la sei la, sinister strike... vc até pode fazer isso, mas dificilmente matará mais rapido que se usasse as skills devidamente. Alem disso, action points regeneram MUITO RAPIDO... 5-10 segundos sem usar skills e vc ja estará 100% action points de novo... e até a vida regenera rapido fora de combate. Nao tem classe como mage que vc mata 2 bixo e fica 10 horas bebendo. O jogo se esforçou mto, e com sucesso, tirou a maioria das chatisses dos mmos normais.
Os boss nas PQs assim como os mobs normais sao tank e spank... agora, WoW até o lvl 70 todas as quests normais os bixos sao tank e spank praticamente, e as dungeons só do level 25 pra cima vc precisa fazer algo mais doq tank e spank. Warhammer nem mesmo é focado nisso, querer quer o boss de uma PQ que é um monte de gente que nunca jogou junto seja dificil, um Ragnaros da vida loles... o bixo nao ia morrer nunca, ia se tornar frustrante... e mesmo assim ja participei de uma PQ la pelo level 14 que o ultimo estágio requer skills do tank e de preferencia mais doq 1 tank, coordenação no heal... aparecem 8 mobs que atacam mto forte + o chefão que demora 10 anos pra morrer... e vai por mim é dificil tankar 9 mobs de uma vez.
Existem sim bugs no PVE, como vc atacar o mob e ele sai correndo por nada(depois volta)... alguns glitches de ele correr olhando pro lado errado... mas nada fatal e que eu duvido q seja extremamente dificil de resolver. Nao sei como estão as dungeons pq acho que nem tem dungeon nesses levels, entao nao vou comentar sobre isso.
"Bugs"?
Existem. Existem mtos bugs no jogo, como ja disse em outros posts, as vezes nao aparecem os danos que vc causa, o q ja falei dos mobs correrem esquisito, global cooldowns zuados as vezes, as skills nao estao funfando 100% fluido como deveriam (por causa dos cooldowns), os pets sao completamente retardados, algumas PQs ficam travadas por causa de bug de alguma coisa (só aconteceu 1x e só em 1 quest... mas n sei se n pode acontecer em outras), as vezes os mobs nao sao atacaveis nao tomam dano (oq por sinal acontece no WOW até hj pra quem nao se lembra... só que no WoW é mais grave pq tem vezes que nao volta ao normal nunca, o bixo fica dando evade por 10 anos... no WAR ele volta ao normal rapidinho)... crashs (alias, crash no primeiro dia deu direto, os kra no fim do primeiro dia ja colocaram um patch e eu parei 99% de crashar... certeza que até lançar n vai existir mais esse bug) entre outros... mas o conceito do jogo, a ideia central do jogo, ta funcionando muito bem, o que falta é um pouco de polimento oq é absolutamente normal sendo que o jogo nem mesmo lançou ainda loles...
Resumindo:
Minhas esperanças de que warhammer seja o próximo grande MMO cresceram com esse preview weekend, me diverti DEMAIS jogando em todos os aspectos, adorei public quest, achei os scenarios mto balanceados e variados inclusive, eu que odeio pvp instanceado curti mto e mal consigo esperar pra ver o monte de scenarios diferentes que existem (parece que sao mais de 30), achei o grafico do jogo MTO superior a WOW, mto bonito por sinal, nao é igual AoC, mesmo pq nao é a proposta do jogo, e tenho certeza que vai rodar em um range milhoes de vezes maior de computadores. O World PVP eu infelizmente nao testei keeps nem os objetivos pq meu computador eh uma #@%@% e nao aguentou lol... mas vou te dizer que foi animal tar la passeando, indo comprar itens no keep... ai vejo um anão la longe e uma balista do meu lado no meio... o kra veio correndo em cima de mim... entrei na balista... dei 2 tiros o kra viu a vida penso "omg fudeu" hahaha, saiu correndo dei + 1 tiro e ganhei uma caraida de xp e renown =P, enfim, to achando o jogo MTO divertido, rezando pro tempo passar logo.
EDIT: Vou falar um pouco sobre Black Orc e Sorceress (outro dia), como era a idéia inicial no post, mas nao o fiz antes por falta de tempo.
Black Orc
Bom, pra quem acompanha os foruns do arena, nao preciso nem dizer: esse kra é um tanque de guerra. Nos levels iniciais (até o 15 aonde fui) é uma classe EXTREMAMENTE resistente, toma muito pouco dano de mobs e de players com sua armadura e resistencias mto altas, alem de VARIAS skills que aumentam defesa, block, parry, etc. Aparentemente a efetividade de suas defesas é menor conforme o level, mas isso nao o deixa fraco, apenas... digamos assim... balanceado =P. Nos levels mais baixos voce realmente é praticamente imortal.
Antes de prosseguir, para os que talvez nao saibam, a mecanica do Black Orc de combate é o seguinte: Inicialmente vc é burrico. Vc está no estagio "No Plan" (sem plano). Em outras palavras... WAAAAAAGHHHH!!!! lol. Blz, depois de usar uma das skills usaveis, vc comeca a entender que só porrada é da hora, mas é mais da hora dar porrada na cara. Nesse ponto vc avançou pro "Da Gud Plan"(Um bom plano), e varias skills agora sao usaveis. Elas sao mais poderosas em geral que as iniciais. Depois de usar essa skill, voce percebe que mais legal ainda doq bater na cara do maluco é arrancar a cabeça da galera. Ai vc passou pro "Da Best Plan" (o MELHOR plano) e agora as skills mais poderosas sao liberadas. Pessoalmente nao achei essas skills tao poderosas, no entanto, elas nao custam AP e sao boas do mesmo jeito. Logo, resumidamente, a maneira mais efetiva de se usar o black orc (a meu ver) é nao só seguir a corrente do "1 2 3" mas a cada vez que vc subir no combo, aplicar buffs e debuffs diferentes... primeiramente vc usa um hit normal que da 10 de dano e aumenta sua weapon skill... depois um que da 20 de dano e aumenta sua armor... e termina com uma que da sei la 50 de dano... no proximo combo, vc ja vai totalmente dmg, e usa uma que da 50 dano, uma q da 70 e uma 100... ai vc volta... e por ai vai, assim vc se mantem buffado e dando um dano alto no kra (e os buffs FAZEM diferença)
Mas nesse jogo tudo tem um preço... apesar de Black Orc ser o Tank dos Greenskins... devido a falta do velho Choppa (*cry*) aparentemente herdou um pouco do seu primo... e usando suas builds, pode tambem dar um dano *aceitavel*. Ai vc me diz:
"ZOMG! tao o kra é uma parede e da dano ainda? hacks!"
Mas meu amigo, é ai que vem a parte de tudo tem um preço... pra dar dano, voce precisa de armas 2hand. Pra usar armas de duas mãos, adivinha, vc precisa de duas mãos... LIVRES... logo, sem shields. Sem shields, vc nao da block e tem menos armor e resistencias. Sem block, vc toma aqueles 400 de dano na kra. E ai meu amigo, vc ve que vc apesar de ser um pouquinho mais resistente que um melee dps... vc nao passa de uma parede de gesso agora... se o kra tropeçar e cair em cima de vc, ja erows lol.
Pra completar a tragédia dos Orcs DPS frenzy, a mythic mto @%@#% pensou: "Bem... vamos criar os itens. Vai ter os itens de Renown Rank, ótimo, legal... Iron Breaker... que tal a gente por um machadão 3x o tamanho do anão que da um dano do capeta??/Nossa gostei!! ja to até vendo, perfeito omg rox/legal legal... Swordmaster... e se a gente fizesse uma espada de 3m que da 3k de dano??/KRA VC EH O MESTRE AMEI/Ok, vamos ver destruction agora... Black Orc... que tal a gente dar uma espadinha pro kra coçar as costas e um escudo de 3m de altura?/Hmmm nao sei... acho q o escudo tinha que ter 2,5m de altura" resumindo... Black Orc assim como chosen, pelo menos por enquanto, nao possuem 2hand weapons adquiridas por Renown Ranks. Se vc quer uma, vai matar o rei vai procurar no mato se vira. O mais doido é que Ironbreaker e swordmaster tem essa opção. Oq cá entre nós, eh mto paia.
No entanto, SE voce conseguir uma arma 2hand milagrosamente, primeiramente vc me diz aonde conseguiu (lol), depois, vc vai pra porrada seguind o Path of da Brawler (talentos) e mata uns kra por mim. Um video que inclusive ja postei aqui no arena, um black orc de 2hand da criticos de 600-800 frenéticamente, pode nao parecer la d+, mas os players tem uma média de 4000 de vida no level do player desse video, e voce bate mto rapido. No *
www.warcraftmovies.com* (tem a seçao de warhammer, só nao sei se é warhammermovies.com) tem um video que a screen que "apresenta" o video é uma foto do black orc dando 1080 dmg em 1 hit. (no entanto nao vi o video pq o filefront eh uma merda) Enfim, pode ser mesmo que Black Orc nao cause 2k de dano de gratis como outras classes tem potencial, mas, levando em consideração que mesmo sem shield possui mais armor que outras classes, e possui muito mais vida que qualquer classe naturalmente, o kra ainda assim é foda.
Agora, pra voce que diferentemente de mim (que queria ser choppa e agora vo ter q fingir q sou um sendo black orc) e gosta de tankar mas esta preocupado depois de uns certos jogos ai tipo um outro ai q tbm começa com W... que o tank da -1 de dano e tals... nao se preocupe mais! No WoW, um warrior tank tanka mto zomg o kra resiste mto mais que qualquer um, dodge, parry, block... o kra é foda... pena q ninguem bate nele pq é retardado bater num tank, logo, ele fica totalmente inutil. Ja no warhammer, tambem é retardado bater em tank... o kra nao vai morrer lol... MAS... tanks no warhammer tem mijones de skills que basicamente obrigam o kra a bater em vc. "Taunt" por exemplo... vc pode usar em players, e apesar de nao obrigar o kra a bater em vc, diminue o dano do kra em qualquer outro player 30% se nao me engano. Voce pode usar skills que dividem o dano que o target escolhido por vc com vc, assim ajudando e mto aquele healer la traz a ficar vivo mais tempo. Tambem pode levantar seu escudo e nao só aumentar a sua defesa (já ignorante) mas tambem aumentar a defesa de todo mundo atras de voce. Enfim, muitas skills de black orc e imagino que tambem de outros tanks, tornam esse papel no PVP mto importante e talvez até fundamental para grupos organizados em que o healer normalmente é zergado. Por isso, nao se preocupem, voce ainda será, e MTO, util no pvp sendo tank.
Falando brevemente do sistema de talentos, focado em Black Orc, existem para todas as classes 3 arvores, no caso de Black Orc: Path of da Brawler, Path of da Tough e Path of da Boss. Cada uma focada em um aspecto do player, Dano, Defesa e Buffs.
"Ai mas isso td mundo sabe seu nuba"
É é eu sei eu sei... mas quero falar disso pq depois do PW finalmente vi como REALMENTE funcionam os talentos... Cada arvore de talentos tem 4 a 5 habilidades consideradas Core. Essas "Core" habilities sao habilidades normais, que vc aprende no trainer normalmente como qualquer habilidade. No entanto, cada ponto gasto nas devida arvore de talento, aumenta a efetividade da magia. Nao posso dizer 100% certeza a PORCENTAGEM que as skills sao melhoradas, uma vez que só fiz o "teste" de efetividade uma vez, mas meu War Below (Da Biggest se nao me engano) aumentava 30 str... depois de colocar um ponto aumentava 33 str... NO ENTANTO, nao acho que seja 10% por ponto se nao vc ia melhorar 150% as skills e omg imagina o tranco.
Dito isso, voce deve comecar a considerar quantos pontos vc vai por em cada tree, considerar quais sao as skills "Core" de cada tree. No entanto, como imagino que todos tenham visto, enquanto voce sobe nas trees aparecem Skills e Tactics. Primeiramente, essas skills e tactics nao sao abertas automaticamente. Se tiver uma tactic que precisa de 5 pontos de talento... qdo vc colocar 5 pontos, vc aidna vai precisar gastar + 1 pra comprar a tactic. Por isso... considere MTO BEM quais skills comprar pois elas custam caro. E lembre-se tambem que há um limite de tactics ativas ao mesmo tempo... nao adianta comprar todas as tactics do jogo e só poder usar 1 ou 2. E acho que esse é o ponto que cria a possibilidade de haver varias trees. Cada pessoa vai gostar mais de uma skill, algumas vao pegar a ultima skill das trees (q precisa de moral rank 4) outras nao... enfim, vai dar uma bela variada.
Voltando ao Black Orc especificamente, outro sistema de batalha dos Black Orcs que por sinal mencionei quando falei dos talentos, são os War Belows. Sao buffs permanentes para o seu personagem (nao acabam, mas se usar outro o anterior some), que dao diversos efeitos. Nao conheço todos, pelo menos nao me lembro de todos, mas existem diversos. Um da uma chance de aumentar sua str consideravelmente por hit (alta chance), o outro da uma chance de aumentar seus resists por hit, assim como existem alguns que tem limite como um que aumenta a regeneração do seu grupo de AP em 20% por 15 segundos. No entanto, a maioria desses War Belows só funcionam para o próprio player salvo raras excessoes e taticas.
No mais, meus comentarios finais sobre essa classe sao que é mto divertido, mesmo sendo tank vc nao tem problemas pra matar mobs, é mto efetivo em PVP, sendo DPS vc obviamente toma mais dano mas da MTO mais dano, e pode ser extremamente util para o grupo tanto dando dano quanto tankando dano. (pessoalmente)Considero a skin de black orc a mais animal do jogo, um puta ser massivo gigantesco, o treco da medo lol, e é mto divertido, nao da pra usar só uma skill, requer que vc seja bem treinado ai nas hotkeys e velocidade, assim como é ideal ter uma boa visão de jogo pra saber aonde voce deve ir, se vale a pena vc ir atras daquele bright wizard maldito ou se é melhor continuar tankando os 300 melee que tao em vc... enfim, é divertido, dinamico, e pode se adaptar às situações com os talentos. Pra mim por enquanto o ÚNICO problema é o erro da mythic nao vender armas 2hands de renown rank... problema que eu ESPERO seja consertado... LOGO.
Abraços, t+