| Suporte ao Fórum Seção para dúvidas, sugestões, críticas e reporte de erros do fórum. | | | | Moderator
Status: Offline Posts: 633 Registrado em: Nov 2007 | Re: Uma conversa boa e limpa sobre o ArenaMMO. -
24-07-2008
Tratando somente as consequências elas continuarão surgindo, tratando as causas com o tempo as consequências desaparecem | | | | | | |
Status: Online Posts: 189 Registrado em: Jul 2008 | Re: Uma conversa boa e limpa sobre o ArenaMMO. -
24-07-2008
Citação:
Postado Originalmente por Zera Como eu estava um pouco ausente da Arena por motivos pessoais, estou um pouco "por fora". Mas olhando as seções dos jogos, são raras as que os moderadores são ativos. Fui olhar as seções dos jogos para procurar quais os moderadores participam, fiz uma listinha =D
Áreas com moderadores ativos:
Zu Online
Perfect World
Granado Espada
Cabal
LoTRO
Áreas com moderadores mais-ou-menos ativos:
Voyage Century
Archlord
AoC
Espero não ter passado nenhuma seção errada pois olhei elas mais "por cima", não inclui seções de jogos em desenvolvimento
Minha sugentão:
Fazer uma limpa nos moderadores e ver quem está mais ativo na área. Mandar uma mensagem para ele pedindo se quer ser mod. | Não sei como estão as outras áreas, mas discordo em relação ao moderador do Voyage. Não custumo acompanhar sempre, mas ele me parece ser um dos melhores moderadores do Arena. | | | | | | | | Produtô
Status: Offline Posts: 4,501 Registrado em: Oct 2006 Localização: São Paulo | Re: Uma conversa boa e limpa sobre o ArenaMMO. -
24-07-2008
Sobre algumas áreas com pouco movimento e a relação do staff.
Sinceramente não vejo isso como culpa do Staff da Área. Veja a área do WoW, está sem moderação própria, só com suporte de moderadores globais e o resto do staff, mas NUNCA fica inativa. O mesmo vale pra algumas outras áreas. Áreas como TSW estão inativas simplesmente porque não existe o que postar.
Existem casos sim em que os moderadores se acomodam e não fazem NADA pela área, mas existem também os casos de que os jogos não tem mais jogadores interessados. Não estou dizendo que é o caso de área X ou Y. Mas eu joguei GW durante um bom tempo, e na minha época era um dos MMOGs com a área mais movimentada dos fóruns, e agora tá caindo e caindo, é normal ué.. O tempo passa e a maioria dos MMOGs vai perdendo o número de interessados.
Alguém ai tinha reclamado que o "staff só coloca banner dos jogos que eles jogam"... Isso é mentira. Vou explicar uma coisinha pra vocês, eu sou um dos produtores responsável por contatos com empresas de fora. Já tentei contato com a Arena.Net para ver alguns eventos pra dar uma animada na área de GW, e o resultado ? Eles nem responderam meus emails. Mesmo vale pra NCSoft. Enquanto isso, algumas empresas respondem na hora, nos dão keys para sorteio e etc. A gente faz o que pode. Mas não tem como agradar todos. Eu mesmo NUNCA joguei Dragonica e ontem tava ajudando a fazer a promoção com o Ranmza.
O que vocês tem de analisar é que, pelo menos eu, tenho de seguir em parte o que o povo quer. Se a maioria dos usuários está interessado em novidades sobre o Age of Conan, ótimo, eu não jogo mais, mas tô indo atrás de muita coisa pra eles. E, em um minor spoiler, teremos boas novidades com a Funcom em breve. Eu gostaria de poder trazer coisas de todos os jogos pra todo mundo. Mas não é possível. Nem toda empresa está interessada, nem todo jogo tem players interessados. Vocês tem de entender, que da minha parte como produção e contatos com outras empresas, é impossível que todas as áreas tenham um bom movimento e etc. Falta, alem de novidades importantes, uma playerbase pra isso. Eu não tô dizendo que tal jogo morreu ou algo assim. O Guild Wars, por exemplo, tem muito a ser explorado. Mas, é uma área com menor movimentação por parte de usuários E membros do staff.
Só pra verem algo..
Áreas:
MMORPG e Casual Games - 130 pessoas vendo.
Perfect World - 52 pessoas vendo.
World of Warcraft - 39 pessoas vendo.
Age of Conan - 21 pessoas vendo.
RF Online - 19 pessoas vendo.
E os números vão caindo. São cerca de 50 áreas, muitas delas sempre tem pessoas acompanhando e lendo, mas poucos postando. É inviável ter sempre conteúdo atualizado para essas 50+ áreas, e não é só aqui não. Os maiores sites do mundo seguem esse mesmo esquema. Pra você ter uma idéia, o MMORPG.com tem MENOS áreas que a gente, e mesmo assim áreas como a de GW tem um movimento BEM menor. Isso é absolutamente normal.
Enfim, concluindo, há um erro por parte de certos moderadores que entendem errado sua função. Quando eu era moderador de AoC, eu não só ficava tomando conta da área pra evitar brigas, como também ia atrás de material e traduzia artigos. Mas também, não se pode esperar que certas áreas aumentem de movimento só porque você gosta, que não vai.
E espero que não achem que o staff tá parado, só porque não entra no Fórum. Eu vi o PuRi dizer que o Fullmetal não entra no fórum mais e etc, e já que é pra ter uma conversa limpa, o Alex (Full) é um dos caras que MAIS trabalham pro Arena que eu já vi. Ele tá SEMPRE atrás de coisas e sempre trazendo novidades. Só que ele não posta, ele passa pra nós produtores que fazemos o artigo/evento e etc e postamos. Pra isso existimos. Ele não tem de ficar postando toda hora. Certos artigos ele posta ele mesmo sim. Mas nem sempre ele tem tempo. Outros admins trabalham mais no background ainda. Ou alguém aqui acha que o Kuinkz faz menos coisas só porque ele não posta ? | | | | | | | | Moderator
Status: Offline Posts: 633 Registrado em: Nov 2007 | Re: Uma conversa boa e limpa sobre o ArenaMMO. -
24-07-2008
Por isso eu disse que espero não estar passando seções erradas, fiquei olhando mais por cima. | | | | | | |
Status: Online Posts: 1,239 Registrado em: Aug 2007 | Re: Uma conversa boa e limpa sobre o ArenaMMO. -
24-07-2008
é exatamente.. não rola atualizar, adcionando mais informação, criar guias sobre um jogo se ninguem ou quase ninguem tem mais interesse no mesmo, não é culpa do moderador/produtor.. se a sessão fica abandonada, foi o jogo que perdeu a 'graça', perdeu seu charme.
É bem simples: se ninguem joga, por mais que eles trabalhem pra levantar a moral do jogo, pra melhorar o conteúdo das sessões não vai adiantar já que 99% da sessão é movida pelos proprios usuarios. Campanha: VÃO PRO INFERNO LUG & ONGAME, eu não consumo drogas .
Quanto tempo mais teremos que esperar por alguma empresa decente aqui no Brasil?
Última edição por KaXaSA; 24-07-2008 às 12:46.
| | | | | | | | Redator
Status: Offline Posts: 4,199 Registrado em: Dec 2006 Localização: Dentro de 4 paredes =) | Re: Uma conversa boa e limpa sobre o ArenaMMO. -
24-07-2008
@Spinez
Aonde eu disse que o Full não entra mais ? Me mostre por que não escrevi nada disso.
Sobre o caso de contatar as empresas pra poder fazer uma promoção acho errado, as empresas também querem ver que a gente se importa pelo jogo, mesmo que não ganhe nada, não custa fazer um cartaz de tal jogo.
Assim os usuários procuraram o que querem e assim poderam se registrar e começar a passar pros amigos que o Arena os ajudou, tem guias, aquele amigo vai ver, vai se interessar e vai joga e assim vai passando.
Creo eu que o ArenaMMO é uma comunidade de MMO, não uma de empresas e também pelo o que o Full falo e outros produtores, vocês quase não recebem nada, sendo suportado por vocês mesmo.
E acho que vocês não esperam que as empresas paguem por isso, e como vocês falaram, vocês já poderiam ter vendido o ArenaMMO, não venderam por que tem projetos pendentes.
Nunca gostei de falar sobre concorrentes, mas acho que o PortalCSi fez uma coisa que gostei e muito, mesmo as empresas nem ae pra eles, eles estão lá postando noticiais e atualizando sempre que possivel.
Acho que assim que o ArenaMMO poderia volta a ser como era, falar sobre os jogos sem se importar com o que a empresas se importam, com o tempo ela vão ver a comunidade Brasileira em jogos crescer e vão começar a ver aonde isto está acontecendo.
Bem ai vem da questão de cada um, quando eu era dono de um portal sobre Lineage 2 privado, em 2 meses consegui ter 4 mil usuários registrados, procurando por novidades, servidores e etc.
Sei que não é la aquelas coisas, mas ai eu começei a ver que vale mais você fazer seus anuncios, do que esperar alguem pra faze-lo. Citação:
Postado Originalmente por KaXaSA é exatamente.. não rola atualizar, adcionando mais informação, criar guias sobre um jogo se ninguem ou quase ninguem tem mais interesse no mesmo, não é culpa do moderador/produtor.. se a sessão fica abandonada, foi o jogo que perdeu a 'graça', perdeu seu charme.
É bem simples: se ninguem joga, por mais que eles trabalhem pra levantar a moral do jogo, pra melhorar o conteúdo das sessões não vai adiantar já que 99% da sessão é movida pelos proprios usuarios. | Não concordo, ai você está jogando os usuários que estão tentando fazer alguma coisa no lixo.
Veja a questão do Blackleibo na sessão do GW, fez aquele tópico, deu um movimento que começou esse tópico e agora tem la usuários olhando e postando as coisas, então tem player interessado.
Se tem player interessado, então vamos faze-los postar, não vamos apena ignora-lo por que a sessão só tem 4 visitantes.
Como você mesmo falo, quem faz o fórum é 99% dos usuários.
Última edição por PuRi; 24-07-2008 às 13:02.
| | | | | | | | Produtor
Status: Offline Posts: 1,464 Registrado em: Jan 2007 Localização: Salvador - BA | Re: Uma conversa boa e limpa sobre o ArenaMMO. -
24-07-2008
Seguinte, acho que devido a forma inteligente e sem flames, gostaria de parabenizar aqueles que vieram aqui postar para ajudar o Arena.
Concordo em parte com os comentários que dizem que o Staff está meio parado, coisa e tal. Isso não é totalmente verdade. Existem várias coisas acontecendo no background do Arena, algumas novidades que virão e com certeza vocês gostaram muito mas por enquanto, não é hora de mostrá-las. Mas indiscutívelmente, existe sim uma parte do Staff que realmente meio que "abandonaram" seus cargos, mas também ja posso dizer que a equipe de Produção já vem selecionando usuários responsáveis para preencher tais posições gradativamente.
Como disseram, realmente o fluxo de usuários cresceu absurdamente, mas estamos tomando as providências para poder fornecer um serviço decente a todos, e todas as sugestões são bem vindas.
Obrigado pela atenção.
^^ | | | | | | | | Redator
Status: Offline Posts: 4,199 Registrado em: Dec 2006 Localização: Dentro de 4 paredes =) | Re: Uma conversa boa e limpa sobre o ArenaMMO. -
24-07-2008
Citação:
Postado Originalmente por Ryenjo Seguinte, acho que devido a forma inteligente e sem flames, gostaria de parabenizar aqueles que vieram aqui postar para ajudar o Arena.
Concordo em parte com os comentários que dizem que o Staff está meio parado, coisa e tal. Isso não é totalmente verdade. Existem várias coisas acontecendo no background do Arena, algumas novidades que virão e com certeza vocês gostaram muito mas por enquanto, não é hora de mostrá-las. Mas indiscutívelmente, existe sim uma parte do Staff que realmente meio que "abandonaram" seus cargos, mas também ja posso dizer que a equipe de Produção já vem selecionando usuários responsáveis para preencher tais posições gradativamente.
Como disseram, realmente o fluxo de usuários cresceu absurdamente, mas estamos tomando as providências para poder fornecer um serviço decente a todos, e todas as sugestões são bem vindas.
Obrigado pela atenção.
^^ | Esse que ta sendo o mal : Citação: |
Existem várias coisas acontecendo no background do Arena
| Isso é errado na minha visão, por que não amostram pra gente "o usuário" pra ver como tá ?
Envolvam as pessoas no projeto, mostrem a elas que o ArenaMMO ta trabalhando, fale :
"Olha aqui ô seus noobas, estamos fazendo isso e isso..."
Não custa nada eu acho e poderia sair até coisas melhores.
Bem, é como eu disse :
É a minha opinião xD | | | | | | | | Produtor
Status: Offline Posts: 1,484 Registrado em: Nov 2007 Localização: Rio de Janeiro | Re: Uma conversa boa e limpa sobre o ArenaMMO. -
24-07-2008
Puri, não dá pra ficar mostrando o que agente faz né, é uma questão de bom senso. | | | | | | |
Status: Online Posts: 1,239 Registrado em: Aug 2007 | Re: Uma conversa boa e limpa sobre o ArenaMMO. -
24-07-2008
Citação:
Postado Originalmente por PuRi (...)
Não concordo, ai você está jogando os usuários que estão tentando fazer alguma coisa no lixo.
Veja a questão do Blackleibo na sessão do GW, fez aquele tópico, deu um movimento que começou esse tópico e agora tem la usuários olhando e postando as coisas, então tem player interessado.
Se tem player interessado, então vamos faze-los postar, não vamos apena ignora-lo por que a sessão só tem 4 visitantes.
Como você mesmo falo, quem faz o fórum é 99% dos usuários. | Mas ai já outro caso, GW TEM usuarios muito interessados e que -pelo menos agora- movimentam a sessão com bastante frequencia  , coisa que não acontecia a um tempo atrás, eu mesmo sempre dou uma olhadinha na sessão pq GW sempre me interessou  . Campanha: VÃO PRO INFERNO LUG & ONGAME, eu não consumo drogas .
Quanto tempo mais teremos que esperar por alguma empresa decente aqui no Brasil?
Última edição por KaXaSA; 24-07-2008 às 13:27.
| | | | | | | | Produtô
Status: Offline Posts: 4,501 Registrado em: Oct 2006 Localização: São Paulo | Re: Uma conversa boa e limpa sobre o ArenaMMO. -
24-07-2008
Citação:
Postado Originalmente por PuRi @Spinez
Aonde eu disse que o Full não entra mais ? Me mostre por que não escrevi nada disso. | Aqui ó: Citação: |
Postado Originalmente por PuRi Olha, desculpe-me megalo-k-k, mas não vejo o Fullmetal mais ativo, eles só faz propagandas dos jogos que ele joga, nunca vi um propaganda de um jogo novo, que a galera esteja interessada que ele não esteja. | Citação:
Postado Originalmente por PuRi Sobre o caso de contatar as empresas pra poder fazer uma promoção acho errado, as empresas também querem ver que a gente se importa pelo jogo, mesmo que não ganhe nada, não custa fazer um cartaz de tal jogo. | Contatar as empresas para promoções é errado ? Tá doido ? Tu quer o Arena SEM promoções e sem nada ? E eu não tenho que mostrar que tem players gostando de jogo X com um banner no fórum. Tenho números e charts pra isso. Citação:
Postado Originalmente por PuRi Assim os usuários procuraram o que querem e assim poderam se registrar e começar a passar pros amigos que o Arena os ajudou, tem guias, aquele amigo vai ver, vai se interessar e vai joga e assim vai passando.
Creo eu que o ArenaMMO é uma comunidade de MMO, não uma de empresas e também pelo o que o Full falo e outros produtores, vocês quase não recebem nada, sendo suportado por vocês mesmo. | Uma das coisas, que NÓS fazemos pelos usuários, é conseguir coisas com as empresas pra ELES. Isso faz parte do nosso trabalho. Sendo assim, a parte de contactar as empresas é nossa obrigação tanto quanto artigos e etc. Citação:
Postado Originalmente por PuRi E acho que vocês não esperam que as empresas paguem por isso, e como vocês falaram, vocês já poderiam ter vendido o ArenaMMO, não venderam por que tem projetos pendentes. | Não sei da onde você tirou "pagar". A gente não tá atrás de dinheiro. A gente tá atrás de eventos para comunidade, como as promoções de Dragonica. Citação:
Postado Originalmente por PuRi Acho que assim que o ArenaMMO poderia volta a ser como era, falar sobre os jogos sem se importar com o que a empresas se importam, com o tempo ela vão ver a comunidade Brasileira em jogos crescer e vão começar a ver aonde isto está acontecendo. | É esse o tipo de pensamento que faz com que o Brasil não seja visto pelas empresas. Eles não vão procurar sobre NOSSA comunidade a toa, sem que a gente vá até eles e diga: Oi, tem gente que gosta do seu jogo aqui. E vale dizer que a comunidade brasileira em certos locais não faz NADA pra ajudar essa visão a mudar. Citação:
Postado Originalmente por PuRi Bem ai vem da questão de cada um, quando eu era dono de um portal sobre Lineage 2 privado, em 2 meses consegui ter 4 mil usuários registrados, procurando por novidades, servidores e etc.
Sei que não é la aquelas coisas, mas ai eu começei a ver que vale mais você fazer seus anuncios, do que esperar alguem pra faze-lo. | Fazer um fórum movimentado por 2 meses é uma coisa. Manter ele, com uma média de 1000 usuários online, por mais de 1 ano é outra. Citação:
Postado Originalmente por PuRi Não concordo, ai você está jogando os usuários que estão tentando fazer alguma coisa no lixo.
Como você mesmo falo, quem faz o fórum é 99% dos usuários. | Eu não disse que vou ignorar a sessão porque tem menos visitantes, eu disse que a que tem 50, vai ter mais chance de ser movimentada. As sessões TEM players interessados, mas como STAFF temos prioridades. Eu adoro GW, minha account tem mais de 2.200 horas de jogo, mas não posso fazer milagre. E não vou entrar em detalhes na área de GW, porque não é isso o discutido. Só estou dizendo que falta também interesse de muitos players, e isso gera a sessão decaindo, oras. Veja bem, o Fórum só funciona com usuários, sem usuários não existe. Se poucas pessoas postam em área X, ela vai definhar.
E é um fenomeno de certos jogos, que não só aqui, com em outras comunidades ele é BEM presente.
Última edição por spne; 24-07-2008 às 13:16.
| | | | | | | | Redator
24-07-2008
Acho que você não sabe diferenciar "mais ativos" do que "não conecta mais".
Eu leia o proprio quote que você fez ai já está minha resposta.
@sobre as empresas.
Eu que trabalhei com uma coisa piratiada, que tem VARIOS e VARIOS sites por ae consegui 4 mil usuários em 2 meses, o ArenaMMO que trabalha com coisas oficiais é facil.
Vocês pelo visto querem primeiro a autorização da empresa pra depois anunciar, eu pessoalmente acho isso erradissimo.
Exemplos são 2 fan-sites de GE : Nouveau Monde - Official French Fansite of "Sword of the New World: Granado Espada"
e Wiki Of The New World - Wiki of the new world
São 2 fan-sites, o que quer dizer quer são só pra aquele jogo.
Vocês acham que eles começaram já com alguma coisa lá no site ? acho que não.
Eles mostraram que estavam trabalhando pra ter o merecido respeito, e creo que em muitos jogos aqui o Arena já ganho esse respeito, tanto que no GE alguens AMs já me perguntam do que o ArenaMMO é feito e sempre to tentando explica-los no meu ingles mediocre.
@Sobre seções ativas
Combat Arms chego a ter 76 visitantes e alguem ligo ?
É essa a questão em palta. | | | | | | | | Produtor
Status: Offline Posts: 1,484 Registrado em: Nov 2007 Localização: Rio de Janeiro | Re: Uma conversa boa e limpa sobre o ArenaMMO. -
24-07-2008
Puri ai que tá cara, na boa, vocês não sabem o que agente faz, é claro que ligamos pro Combat Arms, mas foi eu mesmo quem disse pro resto da staff que o jogo era "fogo de palha", que deveríamos esperar mais. E de boa cara, não tenta mudar o nosso trabalho, fazemos as coisas sem irregularidades e é assim que queremos ficar. Por favor, vocês users tem que entender que as coisas não são assim e que nós estamos sim de olho no fórum.
Última edição por Proxy; 24-07-2008 às 13:36.
| | | | | | | | Administrador
Status: Offline Posts: 870 Registrado em: Sep 2006 | Re: Uma conversa boa e limpa sobre o ArenaMMO. -
24-07-2008
Particularmente, eu não gosto de falar o que a administração está planejando fazer em público por um motivo bem simples: muitas das coisas que planejamos acabam não saindo. Ah mas é pq não envolvemos o público? Não, não é. As vezes faltam recursos para fazê-los, e eu odeio prometer uma coisa e acabar não cumprindo.
E muitas vezes as coisas aqui saem como um BETA. O que ganhamos com um "BETA"? É que a gente vai modificando de acordo com o feedback dos usuários, é aí que os usuários entram pra dar suas sugestões e opiniões, mas infelizmente não podemos agradar a todos, pelo menos tentamos o quanto for possível.
Como disse, nesse final de semana a gente vai começar a fazer algumas mudanças que provavelmente os usuários ou vão achar péssimas ou melhores, eu espero que melhores, pois será feita para ajudar em muitos pontos que vocês levantaram.
Estejam ONLINE neste final de semana para que possamos ter um feedback rápido de vocês e assim vamos modificando se necessário.  | | | | |