| Re: Tradições e Costumes Antigos -
15-06-2008
Gente, vamos tentar não confundir tradição com moralidade ou vice-versa. São coisas diferentes. Pode ser uma tradição ter várias mulheres, mas ao mesmo tempo seria imoral para algumas pessoas. É uma linha meio tênue.
Eu prezo a liberdade de ser quem você quer ser, seguindo alguns princípios morais básicos, comuns na maior parte da sociedade contemporânea ocidental (não no geral, mas enfim). Ex.: não roubar, não matar (cuidado aqui, não interpretem errado), não trair, etc. Nada que seja puramente religioso, mas algo que tenha se desenvolvido para além do seu início religioso (muitos pecados se tornaram quebras das "regras" da moralidade).
Costumes e tradições são diferentes. É o caso Conde, onde ele é incentivado a seguir uma conduta específica, regular, basica, que o definiria aos olhos dos pais como um "bom rapaz" (costumes). Ou no caso da Bitter, onde é tradicional uma mulher cuidar da casa enquanto o homem trabalha, o que a definiria aos olhos do familiares como uma "boa moça".
Costumes, tradições e moralidades... olhem com atenção pra ver as diferenças. A moralidade depende de localidade e tempo, é extremamente mutável, num rítmo muito acelarado nos ultimos tempos. Costumes e tradições tem um tempo de vida muito mais longo são mais difíceis desaparecer sem o contato com as regras morais de outras sociedades "vizinhas". "Odeio quem me rouba a solidão sem em troca me oferecer verdadeira companhia."
Quero que meu micro saiba o que estou pensando. Quero meu Emotiv Epoc !!! |