ArenaMMO - Comunidade brasileira dos jogadores de MMORPG  

Voltar   ArenaMMO - Comunidade brasileira dos jogadores de MMORPG > Assuntos Gerais > Boteco > Papo Cabeça
Últimas notícias
Publicidade
Papo Cabeça Discuta aqui os mais variados assuntos, de uma forma séria e sem brigas.

Resposta

LinkBack Opções do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição
Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Antigo
  (#1 (permalink))
Gerente de MKT e Designer

Status: Offline
Blog Entries: 13
Padrão Transtorno Obsessivo-Compulsivo - 14-05-2008

Descrição:

Citação:
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) consiste na combinação de obsessões (pensamentos recorrentes e insistentes que se caracterizam por serem desagradáveis,repulsivos ou contrários à índole do paciente) e compulsões (comportamentos estereotipados, repetitivos, desagradáveis e inúteis).

No Transtorno Obsessivo- Compulsivo as obsessões vêm acompanhadas de compulsões, pois as pessoas com TOC tentam afastar suas obsessões pondo em prática algumas compulsões, como por exemplo:
  • Lavar as mãos constantemente, a ponto de torná-las avermelhadas e inflamadas;
  • Verificar incessantemente se desligou o fogão ou o ferro, devido a um temor excessivo de incendiar a casa;
  • Contar certos objetos sem parar, por uma obsessão de vir a perdê-los.

Diferentemente dos atos de jogar ou beber compulsivamente, as compulsões do TOC não trazem nenhum prazer ao indivíduo, sendo realizados apenas para obter alívio do desconforto provocado pelas obsessões.

Uma vez que sabe do absurdo ou exagero de seus comportamentos os pacientes podem tentar evitar os pensamentos intrusivos e as compulsões, o que causa uma tensão insuportável, motivo pelo qual acabam cedendo às compulsões.

Os sintomas do TOC provocam angústia, consomem tempo e podem interferir de maneira significativa no trabalho, na vida social e nos relacionamento pessoais do portador. Como não sabem o que está acontecendo, muitos temem estar enlouquecendo, sentem vergonha e por isso são discretos com relação aos seus sintomas obsessivos e compulsivos, preferindo ocultá-los a procurar ajuda especializada.
Fonte: O que é Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

Coloquei em negrito as partes mais importantes.

Vou ser sincero e contar que sofro desse problema heheh .

O meu caso é mais ou menos o que é citado ali. Mas não sou maníaco de ficar fazendo a mesma ação sem parar(no máximo aquelas simples de ficar batendo a ponta do pé no chão e tals). Eu coloco uma coisa na minha cabeça que não sai de jeito nenhum, e enquanto isso não acontecer ou passar, fico angústiado e acaba me atrapalhando nas outras atividades do dia-a-dia. Mas não é uma coisa comum, é bem extremo mesmo. O pensamento fica me pertubando 24h por dia. Tenho que ficar me ocupando com várias coisas para não pensar naquilo e então conforme o tempo for passando o pensamento sai da minha cabeça. O pior é que quando sai um, não demora muitos dias e eu já fico com outra coisa me pertubando na cabeça.

Quem mais sofre disso? Mesmo senão tiver esse problema, pode só comentar do assunto.
  Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Magical Holy  
Responder com Quote
Re: Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Antigo
  (#2 (permalink))
PRODUTOR ;)

Padrão Re: Transtorno Obsessivo-Compulsivo - 14-05-2008

eu tenho um pouco disso, nao muito especifico mas em determinadas situações eu fico tao angustiado, ancioso para que algo aconteça logo, e quando acontece, eu penso "porra, só isso ?" ou algo deste tipo :P

http://arenammo.com.br/forums/signaturepics/sigpic5223_1.gif

Última edição por Kshold; 14-05-2008 às 10:13.

Responder com Quote
Antigo
  (#3 (permalink))

Acho q a maioria das pessoas tem isso, o problema é quando isso se torna continuo e incontrolável...

Responder com Quote
Antigo
  (#4 (permalink))
Redator

Esse é um assunto que entendo bastante.

Porque?
Sempre tive TOC, a partir de 2003 ele começou a se intensificar.
Em 2006 entrei em uma crise que me levaria ao internato. TOC AVANÇADO podemos assim dizer, o estágio de verificar se a porta estava fechada girando a maçaneta ja era passado, naquele estágio, eu ja tinha quebrado várias maçanetas, ja tinha quebrado algumas torneiras das pias de casa, tinha quebrado a porta da geladeira e amassado a porta do carro. Não ficava menos que meia hora girando uma maçaneta, aumenta gradativamente a força, até quebrar.

Provas? eu demorava torno de 7 horas pra fazer uma simples prova de 10 questões, simplesmente pela repetição de passar as respostas pro gabarito, na época, o colégio usou uma lei que me socorria, sendo assim, eu tinha tempo livre para fazer as provas.

Isso concerteza interferia em toda minha vida, e obviamente trouxe consigo outros problemas, a depressão causada pelo TOC avançado originou em min Síndrome do Pânico e Transtorno Bipolar.

Para evitar ser internado, me submeti a tomar doses altíssimas de anti-psicóticos e anti-depressivos, que me deixaram em estade de "zumbi" por 6 meses, depois disso a medicação foi diminuindo, mas jamais poderá ser cortada.

Hoje com todos esses problemas bastante leves, estou em um estado ao qual consigo me considerar uma pessoa normal, porque aquilo pra min, ja estava além da loucura.

Virou lenda no colégio, qualquer aluno que aparenta estar esgotado por excesso de estudo ja é chamado para a direção, e la é contada minha história enquanto estava lá.

Hoje ainda tomo remédios, varios na verdade, doses menores porem aidna são pesadas para qualquer pessoa. Meu problema atual se resume a dificuldade de concentração e trauma, devido a todo esse transtorno que se estendeu.

Acho que so um exemplo de quem sofreu profundamente com isso, sei como é terrivel, e por isso, faço o maximo pra traçar meu caminho no ramo da psiquiatria, porque eu não quero ver ninguem passando por isso. Tudo isto consumiu e vai consumir grande parte da minha vida, porque nunca vou estar em um estado totalmente "são", e sim, sempre um pouco dopado, por pelo menos os proximos 3-4 anos.

Obs: Não se preocupe, não é porque você tem um vestígio de TOC que ele chegará a esse estado, TOC nivel baixo é mais que o normal, demostro esforço mental, se você não tiver mania alguma você não é humano.

Estudei bastante esse assunto, qualquer dúvido é só perguntar.
Não gosto de falar sobre isso que aconteceu, mas me vo sob obrigação, antes que começassem a falar bobagem aqui.

Acho que posso dizer que... eu ja fui louco
=/

@Holy
Citação:
O pensamento fica me pertubando 24h por dia. Tenho que ficar me ocupando com várias coisas para não pensar naquilo e então conforme o tempo for passando o pensamento sai da minha cabeça. O pior é que quando sai um, não demora muitos dias e eu já fico com outra coisa me pertubando na cabeça.
Isso é a parte do TOC que da a ele o nome de Obssessivo, pensamentos obssessivos que vão e voltam são um tormento, e para eles, são receitados os anti-psicóticos.

Sem esse remédio em dosagem alta, eu não dormia, ficava até 4 dias acordado totalmente aceso.

@punisher
Citação:
Acho q a maioria das pessoas tem isso, o problema é quando isso se torna continuo e incontrolável...
Acredite, é mais que um problema

Prisões se constroem com pedras da Lei; Bordéis, com tijolos da Religião.
http://arenammo.com.br/forums/signaturepics/sigpic362_4.gif
O Progresso constrói caminhos retos; mas caminhos tortuosos sem Progresso são caminhos de Gênio.

Última edição por Megalokk; 14-05-2008 às 23:51.
  Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Megalokk  
Responder com Quote
Antigo
  (#5 (permalink))
Brotherhood Producer

Phoda Lokk ..

Bom eu não tenho, ou pelo menos acho que não tenho hehe.

Meu pai tinha, ele lavava as mãos toda hora, era estranho. Mas agora ele conseguiu parar

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Matsuharu  
Responder com Quote
Antigo
  (#6 (permalink))

Padrão Re: Transtorno Obsessivo-Compulsivo - 15-05-2008

O meu problema maior é a parte de "obsessões (pensamentos recorrentes e insistentes que se caracterizam por serem desagradáveis,repulsivos ou contrários à índole do paciente)". Eu não tenho muito essas manias de ficar repetindo/conferindo coisas, só que eu tenho pensamentos que ficam me pertubando dias sem parar heheh.

Eu viro vários dias acorcado igual tu falou xD.
Responder com Quote
Antigo
  (#7 (permalink))

Quando eu era pequeno uns 6 anos,toda hora eu ia no quarto pra ver se as minhas coisas estavam no lugar mas com o tempo passou.

Hoje quando estou sentado não consigo parar de mexer o meu pé, é involuntário mas não é TOC não.

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Yggs  
Responder com Quote
Antigo
  (#8 (permalink))

Citação:
Postado Originalmente por Magical Holy Ver Post
O meu problema maior é a parte de "obsessões (pensamentos recorrentes e insistentes que se caracterizam por serem desagradáveis,repulsivos ou contrários à índole do paciente)". Eu não tenho muito essas manias de ficar repetindo/conferindo coisas, só que eu tenho pensamentos que ficam me pertubando dias sem parar heheh.

Eu viro vários dias acorcado igual tu falou xD.
infelismente tb sofro parecido.

Asus M2N-SLI Deluxe AM2 /Athlon 64 X2 5600+ AM2 / 9800GTX E-VGA / 2 Giga OCZ DDR2-800 (2x1 Giga) / Gabinete Chieftec CX-01B lateral acrilico / LG 17" Flatron E701S -> 19" LCD futuramente/ Mouse Logitech G5 / Fonte OCZ 600W

falta fazer UP-Grade: +2 ou 4 Gigas DDR2 OCZ Gold XTC 800 MHz / 1 Teclado Microsoft Comfort Curve 2000/ 1 Teclado Gaming PRO A4Tech X7 G100 / 1 cadeira de presidente/ Placa de Som PCI Creative Audigy 7.1 / 1 MousePad Everglide Titan => Falta + $$$

Última edição por Ozumbi; 15-05-2008 às 01:38.

Responder com Quote
Antigo
  (#9 (permalink))
Redator

Isso que vcs tão citando, são os pensamentos obessessivos.

Se chegarem ao ponto de encomodar, não deixar dormir e tal, é bom consultar um psiquiatra.
Eu sei todos os remédios que ele pode receitar pra isso, mas, não sou eu que receito rsrs

Mas não tem problema, não é nada muito pesado e resolve o problema, e é bom tratar antes que se extenda

O Progresso constrói caminhos retos; mas caminhos tortuosos sem Progresso são caminhos de Gênio.
Responder com Quote
Antigo
  (#10 (permalink))

Cara minha mãe tem TOC so que agora diminuiu antigamente ela ia umas 3 ou 4 vezes em menos de uma hora ver se a porta estava trancada.

Era um pouco estranho mas eu entendia, hoje em dia ela melhoro ao ponto de não fazer mais.

=/ Isso e uma coisa muito chata principalmente para as pessoas que o detem

Responder com Quote
Antigo
  (#11 (permalink))

Citação:
Postado Originalmente por Megalokk Ver Post
Isso que vcs tão citando, são os pensamentos obessessivos.

Se chegarem ao ponto de encomodar, não deixar dormir e tal, é bom consultar um psiquiatra.
Eu sei todos os remédios que ele pode receitar pra isso, mas, não sou eu que receito rsrs

Mas não tem problema, não é nada muito pesado e resolve o problema, e é bom tratar antes que se extenda
Eu tento me tratar com a força de vontade heheh. Tento me destrair, fazer outras coisas e etc, ai da pra ir levando até passar de vez o pensamento do momento xD.

Mas realmente, já pensei em ir em médico, na verdade psiquiatra =P.
Responder com Quote
Antigo
  (#12 (permalink))
Redator

Citação:
Eu tento me tratar com a força de vontade heheh. Tento me destrair, fazer outras coisas e etc, ai da pra ir levando até passar de vez o pensamento do momento xD.

Mas realmente, já pensei em ir em médico, na verdade psiquiatra =P.
Não adianta tratar com força de vontade quando o problema é produção em excessiva de adrenalida, as vezes, outros hormônios também.

Responder com Quote
Antigo
  (#13 (permalink))

Citação:
Postado Originalmente por Megalokk Ver Post
Não adianta tratar com força de vontade quando o problema é produção em excessiva de adrenalida, as vezes, outros hormônios também.
Mas já vi que deu uma mudança bem grande. Eu já consigo me liberar de algumas coisas(com esforço).

Ps: eu postei aqui no papo cabeça pra ninguem mudar de assunto, então não postem outras coisas que eu vou deletar xD.
Responder com Quote
Antigo
  (#14 (permalink))
Redator

Padrão Re: Transtorno Obsessivo-Compulsivo - 16-05-2008

Citação:
Mas já vi que deu uma mudança bem grande. Eu já consigo me liberar de algumas coisas(com esforço).

Ps: eu postei aqui no papo cabeça pra ninguem mudar de assunto, então não postem outras coisas que eu vou deletar xD.
Sim, realmente esforço ajuda bastante, mas não resolve.

Responder com Quote
Antigo
  (#15 (permalink))

Padrão Re: Transtorno Obsessivo-Compulsivo - 16-05-2008

Nao sei se eh isso mesmo, mas eu tenho essa 'mania', e eh algo involuntario, acontese sem eu querer. o-o'

A mania de pensar demais DD: nossa, eu passo o dia com mil coisas na cabeca, e cada pensamento me leva a questionar a uma outra coisa, ou a um porque infinito, que eh o pior. =.='

Eah, ja virou algo tao "normal" pra mim, que eu converso comigo mesmo normalmente. As vezes, sem perceber, eu estou conversando como se falasse com outra pessoa. o0' (e nao eh so uma, acredite..)

Resumindo a minha cabeca eh uma confusao sem fim, as vezes simplismente nao da pra entender oque se esta pensando, eu acabo ficando dividido enquanto um "eu" ta pensando em algo, o outro em outro, e por ai vai..

Bom, quase como Holy, que fica com a mesma coisa na cabeca o dia inteiro, eu fico com vaaarias coisas ateh mesmo inuteis na cabeca o dia inteiro, isso tambem me causa falta de concentracao/etc..

Acho que a minha solucao pra isso, e pra quase tudo, eh tomar banho auoeheuh..
Serio, isso me relaxa. XD Porem me faz pensar mais que o "normal". :x

*Ooh, eu postando no papo cabeca... :s*

Última edição por xKa0z; 16-05-2008 às 00:52.
  Enviar mensagem via Windows Live Messenger para xKa0z  
Responder com Quote
Resposta

Tags
transtorno obsessivo compulsivo doença toc

Usuários ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Opções do Tópico Pesquisar no Tópico