ArenaMMO - Comunidade brasileira dos jogadores de MMORPG  

Voltar   ArenaMMO - Comunidade brasileira dos jogadores de MMORPG > Assuntos Gerais > Boteco > Papo Cabeça
Últimas notícias
Publicidade
Papo Cabeça Discuta aqui os mais variados assuntos, de uma forma séria e sem brigas.

Ver Resultados da Enquete: Qual delas voce acredita? Teoria do Criacionismo(deus) ou Teoria da evoluçao(Charles Darwin)
Teoria do Criacionismo 12 21.82%
Teoria da Evoluçao 43 78.18%
Eleitores: 55. Você não pode participar dessa enquete

Resposta

LinkBack Opções do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição
Re: De onde nós viemos?
Antigo
  (#46 (permalink))

Status: Offline
Padrão Re: De onde nós viemos? - 06-04-2008

Citação:
Postado Originalmente por BitterSweet
Ahh gente, existem muito mais teorias do que essas duas...
Indeed , vide o Design Inteligente por exemplo

Citação:
Postado Originalmente por Desing Inteligente
Design inteligente (ou projeto inteligente ou Intelligent Design), segundo seus próprios proponentes, é o nome dado à teoria que sustenta que certas propriedades do universo e dos seres vivos são melhor explicadas por meio de uma causa inteligente e não por leis físicas e processos naturais. Esta teoria não pretende determinar a identidade desta causa inteligente, nem afirma ser esta causa necessariamente um "ser divino", ou uma "força superior". Ela limita-se a propor que a ciência possa identificar se certas propriedades do mundo natural são produtos da inteligência..

[...]

É importante observar que os defensores do Design Inteligente não se consideram criacionistas, reputando esse termo como inapropriado para identificar a Teoria, uma vez que esta baseia-se em observação científica e não em conceitos ou escritos religiosos.

Também consideram equivocada a afirmação de que o Design Inteligente rejeita a idéia de evolução ou que defenda a eliminação do Darwinismo integralmente. Ao contrário, afirmam que o grande confronto com o neodarwinismo reside na idéia da seleção natural aleatória como mecanismo da evolução, o que para eles, seria inadequado para explicar determinadas características dos mecanismos biológicos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_inteligente

======

Também tem uma vertente do criacionismo chamada de Evolucionismo Teísta, infelizmente a citação dela na Wikipedia tá BEEEEM bagunçada (colocaram informações sobre um MMO no meio dela hehe) , mas seria tipo um misto entre o Criacionismo tradicional e o Darwinismo

entre outras, claro

Responder com Quote
Antigo
  (#47 (permalink))

Padrão Re: De onde nós viemos? - 12-04-2008

talvez nenhuma das duas tenham a resposta final
embora....acreditar no criacionismo...seja muito complicado...pois parece
uma especie de conto de fadas...mais ainda quando comparado e tudo
o que a ciencia provou ate hoje
minha razao aceita mais o Evolucionismo....eh racional e obvio

nao vou entrar no merito da questao sobre deus....
eu sei que em algum momento o universo teve um atrito qualquer...ou sabe-se la o que
e entao foi gerado o big ban....bla bla bla

tanto faz quando "enfiam" os conceitos cristao...(isso inclui catolicos..protestantes e o que vier)
nao muda a trajetoria da vida de forma real...
tirando o problema dos fanaticos religiosos...

esse assunto esta batido....mas gostamos de explorar o que ja foi explorado

Responder com Quote
Antigo
  (#48 (permalink))

Padrão Re: De onde nós viemos? - 12-04-2008

Lol... renascido dos mortos hein?

@Offtopic

"De onde nós viemos" eu não sei, mas "Por quê viemos" o Tita já respondeu no outro tópico com sua fantástica teoria:

Nós viemos pra "cumê" o mundo. hahah!

He who fights with monsters should look into it that he himself does not become a monster.
When you gaze long into the Abyss, the Abyss also gazes into you. - Friedrich Nietzsche
  Enviar mensagem via Windows Live Messenger para AnthraXx  
Responder com Quote
Antigo
  (#49 (permalink))

Padrão Re: De onde nós viemos? - 26-05-2008

nao me lembro bem como é a do criacionismo... eu acho que é daquela explosao do big bang... nao me lembro... se nao for desculpem, mas se for eu acredito nisso

What the fuck is that?

Responder com Quote
Antigo
  (#50 (permalink))

Padrão Re: De onde nós viemos? - 27-05-2008

Eita! q o pessoal tá se aprofundando em assuntos complexos e altamente polêmicos...

Segundo a física, viemos literalmente de poeira de estrela; isso não descarta a teoria de Darwin, embora eu acredite q Darwin tenha baseado a teoria dele em observações muito simples da natureza pra achar q somos a evolução de macacos; se naquela época Darwin tivesse o auxilio de estudos genéticos a teoria dele mudaria, já q somos mais parecidos geneticamente com ratos do q com macacos...

Enfim, se eu falar mesmo de onde acho q viemos serei apedrejado em praça pública...
auahauahauaahauahaauauahauahauah

Então prefiro ficar nos livros mesmo!

Última edição por punisher; 27-05-2008 às 06:27.

Responder com Quote
Antigo
  (#51 (permalink))

Citação:
Postado Originalmente por punisher Ver Post
Eita! q o pessoal tá se aprofundando em assuntos complexos e altamente polêmicos...

Segundo a física, viemos literalmente de poeira de estrela; isso não descarta a teoria de Darwin, embora eu acredite q Darwin tenha baseado a teoria dele em observações muito simples da natureza pra achar q somos a evolução de macacos; se naquela época Darwin tivesse o auxilio de estudos genéticos a teoria dele mudaria, já q somos mais parecidos geneticamente com ratos do q com macacos...

Enfim, se eu falar mesmo de onde acho q viemos serei apedrejado em praça pública...
auahauahauaahauahaauauahauahauah

Então prefiro ficar nos livros mesmo!

Não querendo duvidar da sua informação punisher, mas fiquei curioso cara. Tens algum artigo onde possamos ver informações acerca desse fato?

ps: se foi algum estilo de brincadeira favor ignorar esse post então hehe

Responder com Quote
Antigo
  (#52 (permalink))

Citação:
Postado Originalmente por Uprising Ver Post
nao me lembro bem como é a do criacionismo... eu acho que é daquela explosao do big bang... nao me lembro... se nao for desculpem, mas se for eu acredito nisso

kkkk.

"Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe. "

Responder com Quote
Antigo
  (#53 (permalink))

Status: Online

Citação:
Postado Originalmente por Uprising Ver Post
ROFLMAO

Criacionismo é basicamente a teoria que diz que a vida (e consequentemente os seres vivos) foram criados por Deus.

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Yggs  
Responder com Quote
Antigo
  (#54 (permalink))

Citação:
Postado Originalmente por guilherme1 Ver Post

Não querendo duvidar da sua informação punisher, mas fiquei curioso cara. Tens algum artigo onde possamos ver informações acerca desse fato?

ps: se foi algum estilo de brincadeira favor ignorar esse post então hehe

Por Maggie Fox

WASHINGTON (Reuters) - Uma comparação entre o DNA do ser humano e os
de 12 animais mostra que estamos mais próximos dos ratos que dos
gatos, disseram cientistas dos Estados Unidos na quarta-feira.

A pesquisa também reforça o argumento de que o "junk DNA" (DNA-lixo)
não é nada do que dá a entender seu nome, já que permanece o mesmo em
muitas espécies (o que seria um sinal de sua importância).

O estudo ainda reforça a teoria de que os trechos do DNA que chamamos
de genes são apenas uma parte do mundo genética.

A equipe de cientistas do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma
Humano e de várias outras universidades comparou com o material
genético do homem com pedaços de DNA de chimpanzé, babuíno, gato,
cachorro, vaca, porco, rato, camundongo, galinha, paulistinha (um
tipo de peixe) e duas espécies de baiacu (outro peixe).

Nas pessoas, esse pedaço usado na comparação é a região do genoma
onde está o gene CFTR, cuja inatividade provoca a fibrose cística.

"A pesquisa nos dá várias provas de que estamos mais perto dos
roedores que dos carnívoros", afirmou Eric Green, diretor do
instituto e coordenador do estudo.

"Na sequência dos genes podemos achar mudanças que aconteceram no
genoma de homens e de roedores, mas não no dos outros animais."

Essas mudanças estão nas sequências repetitivas de DNA que, até pouco
tempo, acreditava-se ser uma parte não utilizada do material genético.

Antigamente achava-se que os genes, pedaços do DNA a partir dos quais
se produzem as proteínas, seriam os únicos trechos ativos do material
genético. Mas descobriu-se que há outros trechos que controlam os
genes e que, talvez, façam até mais que isso.

"Parece que 5 por cento do nosso DNA possui importância funcional.
Ocorre que apenas um terço desse total é de genes," disse Green.

Última edição por punisher; 28-05-2008 às 00:18.

Responder com Quote
Antigo
  (#55 (permalink))

Padrão Re: De onde nós viemos? - 28-05-2008

Punisher acho que você se precipitou a afirmar que somos geneticamente mais próximos que ratos, mesmo porque o texto que você citou não informa isso.

Vejamos:

Citação:

genoma de homens e de roedores, mas não no dos outros animais."
Pelo que entendi fizeram uma comparação de vários animais e chegaram a conclusão que as mudanças ocorridas na evolução( ramo evolutivo) dos ratos é mais próximo que o ramo evolutivo dos primatas, mas enfim, se analisarmos outros elementos evidenciais da evolução (pois não é só genética que define o parentesco entre os animais), como os fósseis, orgãos vestigiais e outras análises moleculares chegaremos a conclusão que somos, realmente, mais próximos dos chimpanzés que de ratos

Última edição por Remote; 28-05-2008 às 12:21.
  Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Remote  
Responder com Quote
Antigo
  (#56 (permalink))

Padrão Re: De onde nós viemos? - 29-05-2008

Citação:
Postado Originalmente por Remote Ver Post
Punisher acho que você se precipitou a afirmar que somos geneticamente mais próximos que ratos, mesmo porque o texto que você citou não informa isso.

Devagar com o andor q o santo é de barro

1º eu não afirmei nada, até pq não sou cientista pra poder fazer isso; eu apenas leio sobre o assunto pq acho curioso...

[COTE]Nas pessoas, esse pedaço usado na comparação é a região do genoma
onde está o gene CFTR, cuja inatividade provoca a fibrose cística.

genoma de homens e de roedores, mas não no dos outros animais."[COTE]

"Qualquer tipo de mudança pode ser considerado evolução"

Se o DNA dessa região pesquisada só muda no rato e no homem, quando o macaco vai sofrer evolução pra chegar no homem de hoje ?!?!?

Agora, mesmo não sendo cientista, eu vou levantar uma questão pertinente nesse caso...

Quando um animal sofre uma evolução ( inclua nisso os seres humanos pq tbm somos animais; alguns racionais, outros não, mas somos animais,rs! ) ele evoluí por algum motivo, normalmente é a natureza ao redor dele q obriga essa mudança/evolução; clima mais frio ou quente, falta de alimento, etc, etc, etc...
Automaticamente, e isso é regra, o animal no qual a evolução se originou entra em extinção, ele passa a não ter mais função nenhuma naquela cadeia biológica...

RESUMINDO:
O mamute deu origem ao elefante q conhecemos hoje..
O tigre dentes de sabre deu origem ao tigre de hoje...
O crocodilo diminuiu de tamanho por falta de abundância no alimento, com o tubarão foi a mesma coisa...

Note q em todos os casos sempre existe um traço peculiar entre o animal q sofreu a evolução e o animal do qual ele se originou, e em 100% dos casos o animal de origem se extinguiu...

Outra coisa curiosa é o fator tempo, se vc pegar qualquer animal da terra e comparar o tempo de evolução de todos eles, no mesmo ambiente, vc vai perceber q as mudanças sofridas não foram tão grandes como as do macaco e do homem...
Argumentar q o homem é evolução de um macaco se baseando simplesmente no fator comportamental é no mínimo precipitado; eu conheço gente q se parece mais com cachorro do q com macacos,rs!

Última edição por punisher; 29-05-2008 às 14:21.

Responder com Quote
Antigo
  (#57 (permalink))

Localização: Casa de alcouce: onde nós fodinchões brincamos de pega-pega com uma tal de lascívia.
Padrão Re: De onde nós viemos? - 29-05-2008

Citação:
Postado Originalmente por uprising
pqp , uiahuihiuehaiuheauihe

Citação:
Postado Originalmente por punisher
RESUMINDO:
O crocodilo diminuiu de tamanho por falta de abundância no alimento, com o tubarão foi a mesma coisa...

Note q em todos os casos sempre existe um traço peculiar entre o animal q sofreu a evolução e o animal do qual ele se originou, e em 100% dos casos o animal de origem se extinguiu...

Outra coisa curiosa é o fator tempo, se vc pegar qualquer animal da terra e comparar o tempo de evolução de todos eles, no mesmo ambiente, vc vai perceber q as mudanças sofridas não foram tão grandes como as do macaco e do homem...
Argumentar q o homem é evolução de um macaco se baseando simplesmente no fator comportamental é no mínimo precipitado; eu conheço gente q se parece mais com cachorro do q com macacos,rs!
Existem algumas teorias mirabolantes que afirmam que o homem possívelmente tenha vindo do espaço!!

Como o suposto tempo de evolução entre o macaco e o homemo foi curto com relação aos outros animais, segundo essas teorias o mais provável é que o homem tenha sido originario de um outro organismo que não o macaco e que esse organismo não seja originário da terra... enfim

Última edição por brudolce; 29-05-2008 às 18:09.

Responder com Quote
Antigo
  (#58 (permalink))

Padrão Re: De onde nós viemos? - 30-05-2008

Citação:
1º eu não afirmei nada, até pq não sou cientista pra poder fazer isso; eu apenas leio sobre o assunto pq acho curioso...
Deu a impressão de você ter afirmado algo, enfim, devo te me expressado mal.

Citação:
"Qualquer tipo de mudança pode ser considerado evolução"
Depende do que você define como “evolução”, por exemplo, a apêndice humana, ao passar do tempo, se atrofiou, perdendo sua função, pode-se dizer que houve uma evolução nesse caso? Para algumas pessoas pode ser que sim, mas eu considero mais como uma adaptação ao meio, esse conceito de espécie menos evoluída e mais evoluída não me vem na cabeça, pois, segundo a teoria, no momento da existência de cada espécie, estes eram evoluídos para o meio em que viveram, o que ocorreu até hoje foi adaptações as mudanças do meio, o que não significa algo “mais evoluído” ou “menos evoluído” até mesmo porque não existe esse pensamento, na evolução, das adaptações ser direcionadas a um conceito de “espécie perfeita”.

Citação:
Se o DNA dessa região pesquisada só muda no rato e no homem, quando o macaco vai sofrer evolução pra chegar no homem de hoje ?!?!?
Não vai sofrer, como eu disse ali em cima, a evolução não é direcionada à uma “espécie perfeita”, é uma adaptação ao meio, somos segundo a evolução, uma especiação de uma espécie, que foi extinta(o que não significa que a especiação só pode ocorrer de uma espécie já extinta), por isso, macacos e homens são espécies diferentes, porém temos uma relação de filogenia que aconteceu em alguma etapa do ramo evolutivo de macacos e homens.
Citação:
Quando um animal sofre uma evolução ( inclua nisso os seres humanos pq tbm somos animais; alguns racionais, outros não, mas somos animais,rs! ) ele evoluí por algum motivo, normalmente é a natureza ao redor dele q obriga essa mudança/evolução; clima mais frio ou quente, falta de alimento, etc, etc, etc...
Automaticamente, e isso é regra, o animal no qual a evolução se originou entra em extinção, ele passa a não ter mais função nenhuma naquela cadeia biológica...
Não é bem assim, em evolução, a especiação (surgimento de uma nova espécie originária de outra espécie) não tem por regra a extinção da espécie base da especiação, na evolução, leva-se em conta o processo evolutivo da anagênese e da cladogênese.
Citação:

Citação:
Aplique seu pensamento a bactérias, musgos e etc... Será que são 100% mesmo? Esses organismos também se adaptam ao meio em que vivem e alguns, em curto prazo, é um erro pensar que em 100% dos casos (Note que está usado uma porcentagem para sustentar um argumento sobre evolução) a espécie de origem se extingue, pois não é bem assim como expliquei alí em cima.
Citação:
Vou explicar de novo, o homem não é a “evolução” do macaco e vice versa, o homem é fruto de uma série de adaptações de outras espécies já extintas, o macaco também eh, porém em alguma parte nos diferenciamos, eles continuaram a se adaptar (vide o grande número de espécies) e nós também.
Citação:
De novo eu falo, o homem não é a evolução do macaco e a evolução não afirma isso, porém a comparação que temos algum “parentesco” é feita pela sistemática, usando métodos científicos.
  Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Remote  
Responder com Quote
Antigo
  (#59 (permalink))

Padrão Re: De onde nós viemos? - 30-05-2008

Citação:
Postado Originalmente por Remote Ver Post
Vou explicar de novo, o homem não é a “evolução” do macaco e vice versa, o homem é fruto de uma série de adaptações de outras espécies já extintas, o macaco também eh, porém em alguma parte nos diferenciamos, eles continuaram a se adaptar (vide o grande número de espécies) e nós também.

De o exemplo de apenas 1 espécie q deu origem ao homem e ao macaco ??

Até onde eu sei essa teoria nunca pode ser confirmada...

Me parece muito coerente essa historia, porém, acho q só serve pra colocar em livros de escola mesmo...

O Homem e o Macaco

Até provarem q existe esse elo perdido q deu origem ao macaco e o homem, tudo num passa de especulação...

Depende do que você define como “evolução”, por exemplo, a apêndice humana, ao passar do tempo, se atrofiou, perdendo sua função, pode-se dizer que houve uma evolução nesse caso? Para algumas pessoas pode ser que sim, mas eu considero mais como uma adaptação ao meio, esse conceito de espécie menos evoluída e mais evoluída não me vem na cabeça, pois, segundo a teoria, no momento da existência de cada espécie, estes eram evoluídos para o meio em que viveram, o que ocorreu até hoje foi adaptações as mudanças do meio, o que não significa algo “mais evoluído” ou “menos evoluído” até mesmo porque não existe esse pensamento, na evolução, das adaptações ser direcionadas a um conceito de “espécie perfeita”.

Quem falou em mais evoluído ou menos evoluído ??
isso quem tá falando é vc, em momento algum eu falei isso, até pq acho q esse conceito não existe...

Mudou já pode ser consideração evolução, q é óbvio tudo num passa de adaptação ao meio, se não, não teria sentido nenhum ter mudado e/ou evoluído...

o que ocorreu até hoje foi adaptações as mudanças do meio, o que não significa algo “mais evoluído” ou “menos evoluído” até mesmo porque não existe esse pensamento, na evolução, das adaptações ser direcionadas a um conceito de “espécie perfeita”.

Agora eu não entendi foi nada.. Evolução das adaptações ??
se evoluí, evoluí pra se adaptar a alguma coisa, isso é óbvio...

Aplique seu pensamento a bactérias, musgos e etc... Será que são 100% mesmo? Esses organismos também se adaptam ao meio em que vivem e alguns, em curto prazo, é um erro pensar que em 100% dos casos (Note que está usado uma porcentagem para sustentar um argumento sobre evolução) a espécie de origem se extingue, pois não é bem assim como expliquei alí em cima.

Num acha organismos muito simples pra entrar no mérito dessa questão não ?

PS: na enquete só existem 2 alternativas

1º - teoria do criacionismo

2º - teoria da evolução

Mas enfim, penso q adaptação e evolução nada mas é, q a mesma coisa...

E não acredito em nenhuma das 2 teorias da enquete...

Última edição por punisher; 30-05-2008 às 15:36.