| | | |  | | | |
Status: Offline Posts: 440 Registrado em: Oct 2006 | Re: De onde nós viemos? -
06-04-2008
Citação: |
Postado Originalmente por BitterSweet Ahh gente, existem muito mais teorias do que essas duas... | Indeed  , vide o Design Inteligente por exemplo Citação: |
Postado Originalmente por Desing Inteligente Design inteligente (ou projeto inteligente ou Intelligent Design), segundo seus próprios proponentes, é o nome dado à teoria que sustenta que certas propriedades do universo e dos seres vivos são melhor explicadas por meio de uma causa inteligente e não por leis físicas e processos naturais. Esta teoria não pretende determinar a identidade desta causa inteligente, nem afirma ser esta causa necessariamente um "ser divino", ou uma "força superior". Ela limita-se a propor que a ciência possa identificar se certas propriedades do mundo natural são produtos da inteligência..
[...]
É importante observar que os defensores do Design Inteligente não se consideram criacionistas, reputando esse termo como inapropriado para identificar a Teoria, uma vez que esta baseia-se em observação científica e não em conceitos ou escritos religiosos.
Também consideram equivocada a afirmação de que o Design Inteligente rejeita a idéia de evolução ou que defenda a eliminação do Darwinismo integralmente. Ao contrário, afirmam que o grande confronto com o neodarwinismo reside na idéia da seleção natural aleatória como mecanismo da evolução, o que para eles, seria inadequado para explicar determinadas características dos mecanismos biológicos. | http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_inteligente
======
Também tem uma vertente do criacionismo chamada de Evolucionismo Teísta, infelizmente a citação dela na Wikipedia tá BEEEEM bagunçada (colocaram informações sobre um MMO no meio dela hehe)  , mas seria tipo um misto entre o Criacionismo tradicional e o Darwinismo
entre outras, claro  | | | | | | |
Status: Offline Posts: 116 Registrado em: Mar 2008 | Re: De onde nós viemos? -
12-04-2008
talvez nenhuma das duas tenham a resposta final
embora....acreditar no criacionismo...seja muito complicado...pois parece
uma especie de conto de fadas...mais ainda quando comparado e tudo
o que a ciencia provou ate hoje
minha razao aceita mais o Evolucionismo....eh racional e obvio
nao vou entrar no merito da questao sobre deus....
eu sei que em algum momento o universo teve um atrito qualquer...ou sabe-se la o que
e entao foi gerado o big ban....bla bla bla
tanto faz quando "enfiam" os conceitos cristao...(isso inclui catolicos..protestantes e o que vier)
nao muda a trajetoria da vida de forma real...
tirando o problema dos fanaticos religiosos...
esse assunto esta batido....mas gostamos de explorar o que ja foi explorado | | | | | | |
Status: Offline Posts: 2,297 Registrado em: Oct 2006 | Re: De onde nós viemos? -
12-04-2008
Lol... renascido dos mortos hein?
@Offtopic
"De onde nós viemos" eu não sei, mas "Por quê viemos" o Tita já respondeu no outro tópico com sua fantástica teoria:
Nós viemos pra "cumê" o mundo. hahah! He who fights with monsters should look into it that he himself does not become a monster.
When you gaze long into the Abyss, the Abyss also gazes into you. - Friedrich Nietzsche | | | | | | |
Status: Offline Posts: 115 Registrado em: Sep 2007 Localização: Atrás de vc!!! | Re: De onde nós viemos? -
26-05-2008
nao me lembro bem como é a do criacionismo... eu acho que é daquela explosao do big bang... nao me lembro... se nao for desculpem, mas se for eu acredito nisso
What the fuck is that? | | | | | | |
Status: Offline Posts: 99 Registrado em: Feb 2008 Localização: Hell de Janeiro | Re: De onde nós viemos? -
27-05-2008
Eita! q o pessoal tá se aprofundando em assuntos complexos e altamente polêmicos...
Segundo a física, viemos literalmente de poeira de estrela; isso não descarta a teoria de Darwin, embora eu acredite q Darwin tenha baseado a teoria dele em observações muito simples da natureza pra achar q somos a evolução de macacos; se naquela época Darwin tivesse o auxilio de estudos genéticos a teoria dele mudaria, já q somos mais parecidos geneticamente com ratos do q com macacos...
Enfim, se eu falar mesmo de onde acho q viemos serei apedrejado em praça pública...
auahauahauaahauahaauauahauahauah
Então prefiro ficar nos livros mesmo!
Última edição por punisher; 27-05-2008 às 06:27.
| | | | | | |
Status: Offline Posts: 42 Registrado em: May 2008 | Re: De onde nós viemos? -
27-05-2008
Citação:
Postado Originalmente por punisher Eita! q o pessoal tá se aprofundando em assuntos complexos e altamente polêmicos...
Segundo a física, viemos literalmente de poeira de estrela; isso não descarta a teoria de Darwin, embora eu acredite q Darwin tenha baseado a teoria dele em observações muito simples da natureza pra achar q somos a evolução de macacos; se naquela época Darwin tivesse o auxilio de estudos genéticos a teoria dele mudaria, já q somos mais parecidos geneticamente com ratos do q com macacos...
Enfim, se eu falar mesmo de onde acho q viemos serei apedrejado em praça pública...
auahauahauaahauahaauauahauahauah
Então prefiro ficar nos livros mesmo! |
Não querendo duvidar da sua informação punisher, mas fiquei curioso cara. Tens algum artigo onde possamos ver informações acerca desse fato?
ps: se foi algum estilo de brincadeira favor ignorar esse post então hehe | | | | | | |
Status: Offline Posts: 1,227 Registrado em: Oct 2007 | Re: De onde nós viemos? -
27-05-2008
"Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe. " | | | | | | |
Status: Online Posts: 1,776 Registrado em: May 2007 | Re: De onde nós viemos? -
27-05-2008
Citação:
Postado Originalmente por Uprising nao me lembro bem como é a do criacionismo... eu acho que é daquela explosao do big bang... nao me lembro... se nao for desculpem, mas se for eu acredito nisso | ROFLMAO
Criacionismo é basicamente a teoria que diz que a vida (e consequentemente os seres vivos) foram criados por Deus. | | | | | | |
Status: Offline Posts: 99 Registrado em: Feb 2008 Localização: Hell de Janeiro | Re: De onde nós viemos? -
27-05-2008
Citação:
Postado Originalmente por guilherme1
Não querendo duvidar da sua informação punisher, mas fiquei curioso cara. Tens algum artigo onde possamos ver informações acerca desse fato?
ps: se foi algum estilo de brincadeira favor ignorar esse post então hehe |
Por Maggie Fox
WASHINGTON (Reuters) - Uma comparação entre o DNA do ser humano e os
de 12 animais mostra que estamos mais próximos dos ratos que dos
gatos, disseram cientistas dos Estados Unidos na quarta-feira.
A pesquisa também reforça o argumento de que o "junk DNA" (DNA-lixo)
não é nada do que dá a entender seu nome, já que permanece o mesmo em
muitas espécies (o que seria um sinal de sua importância).
O estudo ainda reforça a teoria de que os trechos do DNA que chamamos
de genes são apenas uma parte do mundo genética.
A equipe de cientistas do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma
Humano e de várias outras universidades comparou com o material
genético do homem com pedaços de DNA de chimpanzé, babuíno, gato,
cachorro, vaca, porco, rato, camundongo, galinha, paulistinha (um
tipo de peixe) e duas espécies de baiacu (outro peixe).
Nas pessoas, esse pedaço usado na comparação é a região do genoma
onde está o gene CFTR, cuja inatividade provoca a fibrose cística.
"A pesquisa nos dá várias provas de que estamos mais perto dos
roedores que dos carnívoros", afirmou Eric Green, diretor do
instituto e coordenador do estudo.
"Na sequência dos genes podemos achar mudanças que aconteceram no
genoma de homens e de roedores, mas não no dos outros animais."
Essas mudanças estão nas sequências repetitivas de DNA que, até pouco
tempo, acreditava-se ser uma parte não utilizada do material genético.
Antigamente achava-se que os genes, pedaços do DNA a partir dos quais
se produzem as proteínas, seriam os únicos trechos ativos do material
genético. Mas descobriu-se que há outros trechos que controlam os
genes e que, talvez, façam até mais que isso.
"Parece que 5 por cento do nosso DNA possui importância funcional.
Ocorre que apenas um terço desse total é de genes," disse Green.
Última edição por punisher; 28-05-2008 às 00:18.
| | | | | | |
Status: Offline Posts: 124 Registrado em: Jan 2008 Localização: Paço do Lumiar/MA | Re: De onde nós viemos? -
28-05-2008
Punisher acho que você se precipitou a afirmar que somos geneticamente mais próximos que ratos, mesmo porque o texto que você citou não informa isso.
Vejamos: Citação:
Postado Originalmente por punisher "A pesquisa nos dá várias provas de que estamos mais perto dos
genoma de homens e de roedores, mas não no dos outros animais." | Pelo que entendi fizeram uma comparação de vários animais e chegaram a conclusão que as mudanças ocorridas na evolução( ramo evolutivo) dos ratos é mais próximo que o ramo evolutivo dos primatas, mas enfim, se analisarmos outros elementos evidenciais da evolução (pois não é só genética que define o parentesco entre os animais), como os fósseis, orgãos vestigiais e outras análises moleculares chegaremos a conclusão que somos, realmente, mais próximos dos chimpanzés que de ratos 
Última edição por Remote; 28-05-2008 às 12:21.
| | | | | | |
29-05-2008
Citação:
Postado Originalmente por Remote Punisher acho que você se precipitou a afirmar que somos geneticamente mais próximos que ratos, mesmo porque o texto que você citou não informa isso. |
Devagar com o andor q o santo é de barro
1º eu não afirmei nada, até pq não sou cientista pra poder fazer isso; eu apenas leio sobre o assunto pq acho curioso...
[COTE]Nas pessoas, esse pedaço usado na comparação é a região do genoma
onde está o gene CFTR, cuja inatividade provoca a fibrose cística. "A pesquisa nos dá várias provas de que estamos mais perto dos
genoma de homens e de roedores, mas não no dos outros animais."[COTE]
"Qualquer tipo de mudança pode ser considerado evolução"
Se o DNA dessa região pesquisada só muda no rato e no homem, quando o macaco vai sofrer evolução pra chegar no homem de hoje ?!?!?
Agora, mesmo não sendo cientista, eu vou levantar uma questão pertinente nesse caso...
Quando um animal sofre uma evolução ( inclua nisso os seres humanos pq tbm somos animais; alguns racionais, outros não, mas somos animais,rs! ) ele evoluí por algum motivo, normalmente é a natureza ao redor dele q obriga essa mudança/evolução; clima mais frio ou quente, falta de alimento, etc, etc, etc...
Automaticamente, e isso é regra, o animal no qual a evolução se originou entra em extinção, ele passa a não ter mais função nenhuma naquela cadeia biológica...
RESUMINDO:
O mamute deu origem ao elefante q conhecemos hoje..
O tigre dentes de sabre deu origem ao tigre de hoje...
O crocodilo diminuiu de tamanho por falta de abundância no alimento, com o tubarão foi a mesma coisa...
Note q em todos os casos sempre existe um traço peculiar entre o animal q sofreu a evolução e o animal do qual ele se originou, e em 100% dos casos o animal de origem se extinguiu...
Outra coisa curiosa é o fator tempo, se vc pegar qualquer animal da terra e comparar o tempo de evolução de todos eles, no mesmo ambiente, vc vai perceber q as mudanças sofridas não foram tão grandes como as do macaco e do homem...
Argumentar q o homem é evolução de um macaco se baseando simplesmente no fator comportamental é no mínimo precipitado; eu conheço gente q se parece mais com cachorro do q com macacos,rs! 
Última edição por punisher; 29-05-2008 às 14:21.
| | | | | | |
Status: Offline Posts: 131 Registrado em: May 2008 Localização: Casa de alcouce: onde nós fodinchões brincamos de pega-pega com uma tal de lascívia. | Re: De onde nós viemos? -
29-05-2008
Citação: |
Postado Originalmente por uprising nao me lembro bem como é a do criacionismo... eu acho que é daquela explosao do big bang... nao me lembro... se nao for desculpem, mas se for eu acredito nisso | pqp , uiahuihiuehaiuheauihe Citação: |
Postado Originalmente por punisher RESUMINDO:
O mamute deu origem ao elefante q conhecemos hoje..
O tigre dentes de sabre deu origem ao tigre de hoje...
O crocodilo diminuiu de tamanho por falta de abundância no alimento, com o tubarão foi a mesma coisa...
Note q em todos os casos sempre existe um traço peculiar entre o animal q sofreu a evolução e o animal do qual ele se originou, e em 100% dos casos o animal de origem se extinguiu...
Outra coisa curiosa é o fator tempo, se vc pegar qualquer animal da terra e comparar o tempo de evolução de todos eles, no mesmo ambiente, vc vai perceber q as mudanças sofridas não foram tão grandes como as do macaco e do homem...
Argumentar q o homem é evolução de um macaco se baseando simplesmente no fator comportamental é no mínimo precipitado; eu conheço gente q se parece mais com cachorro do q com macacos,rs!  | Existem algumas teorias mirabolantes que afirmam que o homem possívelmente tenha vindo do espaço!!
Como o suposto tempo de evolução entre o macaco e o homemo foi curto com relação aos outros animais, segundo essas teorias o mais provável é que o homem tenha sido originario de um outro organismo que não o macaco e que esse organismo não seja originário da terra... enfim
Última edição por brudolce; 29-05-2008 às 18:09.
| | | | | | |
Status: Offline Posts: 124 Registrado em: Jan 2008 Localização: Paço do Lumiar/MA | Re: De onde nós viemos? -
30-05-2008
Citação:
Postado Originalmente por punisher 1º eu não afirmei nada, até pq não sou cientista pra poder fazer isso; eu apenas leio sobre o assunto pq acho curioso... | Deu a impressão de você ter afirmado algo, enfim, devo te me expressado mal. Citação:
Postado Originalmente por punisher "Qualquer tipo de mudança pode ser considerado evolução" | Depende do que você define como “evolução”, por exemplo, a apêndice humana, ao passar do tempo, se atrofiou, perdendo sua função, pode-se dizer que houve uma evolução nesse caso? Para algumas pessoas pode ser que sim, mas eu considero mais como uma adaptação ao meio, esse conceito de espécie menos evoluída e mais evoluída não me vem na cabeça, pois, segundo a teoria, no momento da existência de cada espécie, estes eram evoluídos para o meio em que viveram, o que ocorreu até hoje foi adaptações as mudanças do meio, o que não significa algo “mais evoluído” ou “menos evoluído” até mesmo porque não existe esse pensamento, na evolução, das adaptações ser direcionadas a um conceito de “espécie perfeita”. Citação:
Postado Originalmente por punisher Se o DNA dessa região pesquisada só muda no rato e no homem, quando o macaco vai sofrer evolução pra chegar no homem de hoje ?!?!? | Não vai sofrer, como eu disse ali em cima, a evolução não é direcionada à uma “espécie perfeita”, é uma adaptação ao meio, somos segundo a evolução, uma especiação de uma espécie, que foi extinta(o que não significa que a especiação só pode ocorrer de uma espécie já extinta), por isso, macacos e homens são espécies diferentes, porém temos uma relação de filogenia que aconteceu em alguma etapa do ramo evolutivo de macacos e homens. Citação:
Postado Originalmente por punisher Quando um animal sofre uma evolução ( inclua nisso os seres humanos pq tbm somos animais; alguns racionais, outros não, mas somos animais,rs! ) ele evoluí por algum motivo, normalmente é a natureza ao redor dele q obriga essa mudança/evolução; clima mais frio ou quente, falta de alimento, etc, etc, etc...
Automaticamente, e isso é regra, o animal no qual a evolução se originou entra em extinção, ele passa a não ter mais função nenhuma naquela cadeia biológica... | Não é bem assim, em evolução, a especiação (surgimento de uma nova espécie originária de outra espécie) não tem por regra a extinção da espécie base da especiação, na evolução, leva-se em conta o processo evolutivo da anagênese e da cladogênese. Citação:
Postado Originalmente por punisher O mamute deu origem ao elefante q conhecemos hoje..
O tigre dentes de sabre deu origem ao tigre de hoje... | Citação:
Postado Originalmente por punisher Note q em todos os casos sempre existe um traço peculiar entre o animal q sofreu a evolução e o animal do qual ele se originou, e em 100% dos casos o animal de origem se extinguiu... | Aplique seu pensamento a bactérias, musgos e etc... Será que são 100% mesmo? Esses organismos também se adaptam ao meio em que vivem e alguns, em curto prazo, é um erro pensar que em 100% dos casos (Note que está usado uma porcentagem para sustentar um argumento sobre evolução) a espécie de origem se extingue, pois não é bem assim como expliquei alí em cima. Citação:
Postado Originalmente por punisher Outra coisa curiosa é o fator tempo, se vc pegar qualquer animal da terra e comparar o tempo de evolução de todos eles, no mesmo ambiente, vc vai perceber q as mudanças sofridas não foram tão grandes como as do macaco e do homem... | Vou explicar de novo, o homem não é a “evolução” do macaco e vice versa, o homem é fruto de uma série de adaptações de outras espécies já extintas, o macaco também eh, porém em alguma parte nos diferenciamos, eles continuaram a se adaptar (vide o grande número de espécies) e nós também. Citação:
Postado Originalmente por punisher Argumentar q o homem é evolução de um macaco se baseando simplesmente no fator comportamental é no mínimo precipitado; eu conheço gente q se parece mais com cachorro do q com macacos,rs!  | De novo eu falo, o homem não é a evolução do macaco e a evolução não afirma isso, porém a comparação que temos algum “parentesco” é feita pela sistemática, usando métodos científicos. | | | | | | |
30-05-2008
Citação:
Postado Originalmente por Remote Vou explicar de novo, o homem não é a “evolução” do macaco e vice versa, o homem é fruto de uma série de adaptações de outras espécies já extintas, o macaco também eh, porém em alguma parte nos diferenciamos, eles continuaram a se adaptar (vide o grande número de espécies) e nós também. |
De o exemplo de apenas 1 espécie q deu origem ao homem e ao macaco ??
Até onde eu sei essa teoria nunca pode ser confirmada...
Me parece muito coerente essa historia, porém, acho q só serve pra colocar em livros de escola mesmo... O Homem e o Macaco
Até provarem q existe esse elo perdido q deu origem ao macaco e o homem, tudo num passa de especulação... Depende do que você define como “evolução”, por exemplo, a apêndice humana, ao passar do tempo, se atrofiou, perdendo sua função, pode-se dizer que houve uma evolução nesse caso? Para algumas pessoas pode ser que sim, mas eu considero mais como uma adaptação ao meio, esse conceito de espécie menos evoluída e mais evoluída não me vem na cabeça, pois, segundo a teoria, no momento da existência de cada espécie, estes eram evoluídos para o meio em que viveram, o que ocorreu até hoje foi adaptações as mudanças do meio, o que não significa algo “mais evoluído” ou “menos evoluído” até mesmo porque não existe esse pensamento, na evolução, das adaptações ser direcionadas a um conceito de “espécie perfeita”.
Quem falou em mais evoluído ou menos evoluído ??
isso quem tá falando é vc, em momento algum eu falei isso, até pq acho q esse conceito não existe...
Mudou já pode ser consideração evolução, q é óbvio tudo num passa de adaptação ao meio, se não, não teria sentido nenhum ter mudado e/ou evoluído... o que ocorreu até hoje foi adaptações as mudanças do meio, o que não significa algo “mais evoluído” ou “menos evoluído” até mesmo porque não existe esse pensamento, na evolução, das adaptações ser direcionadas a um conceito de “espécie perfeita”.
Agora eu não entendi foi nada.. Evolução das adaptações ??
se evoluí, evoluí pra se adaptar a alguma coisa, isso é óbvio... Aplique seu pensamento a bactérias, musgos e etc... Será que são 100% mesmo? Esses organismos também se adaptam ao meio em que vivem e alguns, em curto prazo, é um erro pensar que em 100% dos casos (Note que está usado uma porcentagem para sustentar um argumento sobre evolução) a espécie de origem se extingue, pois não é bem assim como expliquei alí em cima.
Num acha organismos muito simples pra entrar no mérito dessa questão não ?
PS: na enquete só existem 2 alternativas
1º - teoria do criacionismo
2º - teoria da evolução
Mas enfim, penso q adaptação e evolução nada mas é, q a mesma coisa...
E não acredito em nenhuma das 2 teorias da enquete...
Última edição por punisher; 30-05-2008 às 15:36.
| | | | |